Go to Top

Pilates

Pilates é um método de condicionamento físico que objetiva fortalecer principalmente os músculos do core (abdominais e lombares) para um melhor suporte da coluna nas atividades de vida diária. Qualidade de vida, consciência corporal e integração plena do corpo e da mente são os principais focos do método.

Desenvolvido por Joseph Pilates, um boxeador e ginasta que estudou yoga e artes marciais, Pilates tem mais de 500 controlados e precisos movimentos feitos no solo, bola ou em aparelhos com molas (que irão resistir ou auxiliar os exercícios), criados para alongar e fortalecer a musculatura do corpo sem adicionar volume. Este treino de resistência sem impacto elimina o stress nas articulações, tendões e músculos, fazendo o método versátil, seguro e efetivo para todas as idades e níveis de condicionamento.

O Método Pilates é constituído de exercícios rítmicos e que priorizam a qualidade de execução dos movimentos requerendo então poucas repetições, buscando a integração do corpo como um todo. Estes devem obedecer aos seguintes princípios: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão, alongamento axial, respiração, organização de cabeça, pescoço e ombros, alinhamento de membros inferiores e superiores e integração de movimento – fortalecendo ambos, corpo e mente.

Quando o método é usado para pessoas com alguma lesão ou patologia ele é chamado de Pilates Clínico, que é uma adaptação do Método Pilates tradicional que foi desenvolvido por fisioterapeutas para tornar os exercícios de Pilates seguros para pessoas que sofrem de dor aguda ou crônica na coluna ou membros devido a alguma lesão ou esforço repetitivo. O Método Pilates também é aplicado por fisioterapeutas de forma terapêutica preventiva de lesões ortopédicas e desequilíbrios posturais.

As aulas são realizadas com prescrição de exercícios individualizada, com duração de 1 hora. Seu corpo inteiro ira sentir-se revigorado, energizado, livre de velhas tensões e pronto para novos desafios. Sendo você um jovem ou idoso, homem ou mulher, experiente em exercícios ou não, Pilates mudará seu corpo!

História

O Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), e é um sistema de exercícios que conecta o corpo e a mente, combinando condicionamento físico com controle respiratório para aumentar forca e flexibilidade.

joe-pilates-11

“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes”. – Joseph Pilates

Pilates em sua infância e adolescência conviveu com problemas de saúde como asma, bronquite, raquitismo e febre reumática que o impediam de levar uma vida normal. Buscando melhorar sua condição física praticou mergulho, esqui, ginástico e boxe. Autodidata estudou anatomia, fisiologia, medicina tradicional chinesa e cultura física do corpo humano e com o conhecimento que adquiriu, criou o hoje mundialmente conhecido e difundido método Pilates.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi considerado estrangeiro inimigo na Inglaterra. Lá ajudou na recuperação dos feridos de guerra e treinou outros internos com os exercícios que criou. Ele desenvolveu uma serie de exercícios de resistência criando equipamentos feitos, a princípio, com molas de camas.

Depois da Guerra Joseph Pilates imigrou para Nova York onde desenvolveu uma série de mais de 500 exercícios que integram o corpo e a mente com o objetivo de desenvolver músculos fortes e flexíveis sem adicionar volume. Dançarinos profissionais descobriram que este método poderia ajudá-los, sua ênfase na respiração e fortalecimento da coluna assegurava melhora da postura, redução de stress e diminuía o risco de lesões. Hoje os seguidores do método incluem dançarinos, atletas de elite, fisioterapeutas, e educadores físicos.

Nos últimos 20 anos, famosos como Madonna, Jennifer Anniston e Dustin Hoffman aumentaram a popularidade dos benefícios e resultados do método Pilates. Recentemente, o método Pilates tem sido usado para aquisição de saúde e bem estar e hoje é recomendado por fisioterapeutas, ortopedistas, reumatologistas, neurologistas e quiropratas como o exercício ideal para desenvolver forca depois de uma doença ou lesão e por combater stress e tensões causadas por esforços repetitivos e maus hábitos posturais. Pilates é mais que uma coleção de exercícios, é uma filosofia de vida que continua a ser desenvolvida e refinada através do constante uso e observação.  Joseph Pilates acreditava que “somos tão velhos quanto nossas colunas”.

Conheça nosso estúdio